segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A água

          
           “Nenhuma substância é mais abundante no corpo do que a água. Cerca de 70% das substâncias corporais são compostas de água. Ela está envolvida em todas as funções das células, órgãos e sistemas. Os seres humanos podem viver muitos mais sem comer, mas morrerão em alguns dias se forem privados de água.
           Ela serve várias funções importantes no corpo: serve de material de construção para o protoplasma da célula; age como um poderoso agente ionizante; serve como um meio onde praticamente as reações metabólicas acontecem; providencia material para a evaporação e regulação da temperatura corporal; serve de veículo de transporte para nutrientes; produtos de eliminação e enzimas internas. Ela constitui cerca de 63% do peso total no homem e 52% do peso na mulher”. (BARBANTI, VALDIR J. 1990, p.48).



           A água sendo de grande importância para a vida humana e estando presente em várias funções no corpo humano, deve ser zelada e respeitada como fonte de vida e sobrevivência. Mas infelizmente não é o que vemos por ai, o que presenciamos são pessoas desperdiçando água para lavar calçadas ao invés de varre-las, lavando seus luxuosos carros com enormes quantidades de água que às vezes não tem necessidade, tomando banhos demorado como isso fizesse com que elas fiquem mais limpas, lavando louça e ao ensaboar não desligando a torneira, e para piorar existem lugares que as represas em seus arredores são constituídas de moradias onde pessoas que nessas se encontram despejam seus esgotos em nossa água, lugares onde as pessoas poluem nossas águas como elas fossem depósitos de lixo entre outras barbaridades que presenciamos e fazemos por ai.
          Acredito que um dia isso pode melhorar, mas enquanto não muda me dói saber que fazemos tanto mal ao que nos faz bem.

2 comentários:

  1. - posso garantir que sou uma das que fazem parte da mínina porcentagem que ajuda nessas questões citadas acima. Sem contar a situação do lixo nas estradas e afins. Ótimo conceito. Obrigada por se importar com o nosso futuro. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. É preciso coragem e muita força de vontade para mudar habitos tão arraigados... Mas é preciso, sobretudo, acreditar que os homens do futuro merecem uma vida digna e que vale a pena contribuir para que a humanidade exista...
    Eu por aqui estou tentando tb... Não é fácil...
    Cecília

    ResponderExcluir